Quem Sobrevive

É um conjunto de palestras inéditas, com um conteúdo estrategicamente planejado para inspirar e emocionar os participantes, ao mesmo tempo que levanta valiosas reflexões sobre tópicos indispensáveis para o universo corporativo.

Seu grande diferencial é utilizar os fatos da II Guerra Mundial e do Holocausto, assim como as histórias reais de sobreviventes para desenvolver reflexões. As palestras, apesar de emocionarem o público, não são tristes ou apelativas, pois não utilizam a Guerra para chocar, mas sim, para trazer à tona conceitos e metáforas.

A II Guerra Mundial e o Holocausto são temas que despertam a curiosidade e atrai a atenção do público, gerou mais de 50 mil livros e filmes. São os assuntos mais premiados no Oscar.

Quem Sobrevive é um conjunto de palestras que mantém viva a memória de um tempo que jamais poderá ser esquecido. Ao ouvir os relatos desse fato histórico, organizados através das histórias dos sobreviventes, os participantes são provocados a pensar além do óbvio. Através de suas próprias reflexões são capazes de desenhar grandes lições.


Como trabalhamos

 Todas as palestras são conduzidas por Marcio Pitliuk e podem ter duração de 60 ou 90 minutos. As palestras com 90 minutos possuem 30 minutos para uma roda de conversa com perguntas e respostas.

As palestras são customizadas de acordo com as necessidades e os objetivos do contratante, seguindo um enredo principal e focando em um ou mais dos pilares: Superação & Determinação, Comunicação, Planejamento & Execução, Ética e Gestão de Recursos & Adaptação.

Durante a entrega da palestra, o foco principal é o participante, conhecimentos prévios e opiniões são respeitados, buscando fazer um link entre o que a pessoa já sabe e o que é apresentado. O bem-estar do participante é cuidadosamente planejado, assim como estratégias para aumentar a retenção do conteúdo e a sua aplicabilidade no dia a dia.


A quem se destina

 A linguagem das palestras é adaptada para conversar com diferentes públicos, contemplando:

  • Colaboradores de empresas;
  • Líderes do setor privado ou público;
  • Executivos de todos os níveis;
  • Profissionais em geral;
  • Estudantes do ensino médio e universitário;
  • Professores.

Think Beyond

 Todas as palestras conduzidas por Pitliuk utilizam como base o método “Think Beyond”. Para isso é feita a seleção de perguntas provocativas, inseridas estrategicamente durante a palestra. O método estimula os participantes a pensarem além dos fatos e das histórias relatadas, encontrando ensinamentos, padrões, insights e novas possibilidades que, normalmente, não seriam percebidos.


Pilares


Superação & Determinação

Pal01b

“Olhe sempre para frente e não perca tempo com problemas pequenos.
–  Julio Gartner, Sobrevivente de cinco campos de concentração.

 

O primeiro e mais importante pilar abordado em uma palestra Quem Sobrevive, é o pilar que fala sobre superação e determinação.

Esse conteúdo está presente em todas as palestras, independente do foco escolhido, pois entrega uma grande dose de inspiração para os participantes, tanto para sua vida pessoal, como profissional, e garante um final com clima positivo para palestra.

Todo sobrevivente é uma pessoa capaz de criar e se adaptar. Essas duas qualidades são alavancadas pela determinação, que o faz colocar as coisas em prática, e pela sua capacidade de superar as adversidades e a si mesmo, demonstrando níveis incríveis de resiliência.

Algumas das maiores histórias de superação são dos sobreviventes do Holocausto. Pessoas que perderam absolutamente tudo e reconstruíram suas vidas, em geral com grande sucesso familiar e profissional.

Eles são vencedores por que perderam o medo ou sobreviveram porque já não tinham medo?

É através dos relatos reais dos sobreviventes, incluindo empresários de sucesso, que esse tema é apresentado.


Comunicação

Pal02

“Uma mentira repetida mil vezes acaba sendo crível.”
– Joseph Goebbles, Ministro da Propaganda Nazista.

 A comunicação é o gatilho que dispara a influência, é através dela que se estabelece a direção a ser seguida e que se corrige possíveis falhas no percurso. Por esse motivo, é uma competência essencial para líderes e um fator decisivo para o sucesso de organizações dos mais variados setores.

Os nazistas desenvolveram uma sofisticada estratégia de comunicação, capaz de motivar para ação e influenciar o comportamento de milhões de pessoas. Suas técnicas de persuasão e convencimento são utilizadas até hoje. Joseph Goebbles, Ministro da Propaganda Nazista, é referência na área.

Através da análise da comunicação nazista, de seus pontos assertivos e também de suas falhas, é possível entender os padrões que tornam um líder um grande comunicador e como uma estratégia de comunicação pode, ou não, gerar resultados.

Os participantes são convidados a refletir com perguntas provocativas e construir juntos o entendimento do assunto.


Planejamento & Liderança

“Uma boa organização supera qualquer obstáculo.”

Planejar, avaliar cenários, testar diferentes alternativas e executar com disciplina o que foi planejado, são fatores recorrentes em todas as empresas de sucesso e que dependem de uma boa liderança para acontecer.
Esse pilar promove grandes reflexões baseadas nas complexidades logísticas da Guerra e do Holocausto. Os participantes mergulham em histórias reais e curiosas sobre o planejamento da conquista da Europa e da eliminação dos judeus.
O Holocausto foi realizado em mais de 15 países ao mesmo tempo que acontecia a II Guerra Mundial. Só foi possível porque foi suportado por uma estrutura fabril tremendamente organizada e eficientemente com uma grande liderança. 
Será que essa estrutura foi verdadeiramente eficiente ou foi uma das causas da derrota alemã na II Guerra?
Outra importante reflexão é sobre o papel da liderança. Hitler foi um grande líder, em poucos anos conquistou quase toda a Europa e o Norte da África. Levou um dos países mais civilizados da Europa a segui-lo até a própria destruição. 
De onde vinha sua liderança e seu poder?
Assim como nos outros pilares, os padrões e as lições aprendidas são identificadas pelos próprios participantes, com o auxílio de perguntas de reflexão e da facilitação do palestrante.


Ética

Pal04

“Objetivos pessoais podem tornar um pais inteiro aético.”

Ética, com certeza, é um assunto em pauta em todas as corporações, públicas ou privadas. Entender o que promove o comportamento ético das pessoas e as suas motivações para se desviar desse comportamento, é crucial para a liderança e para as próprias equipes.

A pergunta chave desse pilar é: “O que levou uma das cinco nações mais civilizadas do mundo ocidental, em meados do Século XX, a jogar a Ética e os Valores Humanos no lixo? ”.

Com base nesse questionamento é desenvolvido um relato histórico que mostra a gradativa perda da ética por indivíduos e corporações durante o Holocausto.

Os participantes passam a refletir sobre as custosas consequências da perda da ética, seja por um indivíduo ou por uma nação. E pensam juntos como evitar que a ética seja deixada de lado por uma ideologia.


Educacional

Pal05

“Coragem, muita coragem”.
– Samuel Klein, sobrevivente do Holocausto e fundador da Casas Bahia.

Esta é uma palestra educacional para saber em detalhes como o Holocausto foi planejado e realizado. Numa linguagem coloquial, Pitliuk apresenta cada passo dado pelos nazistas para cometer o maior crime da humanidade. Esta palestra mostra por que o Holocausto atrai tanto interesse e por que foi diferente de qualquer outro genocídio.